|
O Curso Marazzi de Pilotagem
foi criado em 1966 pelo piloto, jornalista e engenheiro Expedito
Marazzi, a pedido da FPA - Federação Paulista
de Automobilismo, hoje FASP - Federação de Automobilismo
de São Paulo, com o intuito de melhorar o nível
das corridas de automóveis no Autódromo de Interlagos.
O que estava acontecendo, na época, era a popularização
desse esporte, que atraía cada vez mais novos e inexperientes
pilotos para as pistas. Expedito, que havia cursado a Escola
de Pilotagem de Piero Taruffi, a melhor escola de pilotos
da Europa, aceitou o desafio e passou a dar aulas de competição.
As aulas teóricas eram ministradas na sede
da FPA, no bairro de Pinheiros, e a procura no primeiro ano
foi tão grande que a Ford patrocinou a escola durante
dois anos, de 1968 a 1969. Nesse período passaram pelo
Curso Ford de Automobilismo cerca de dois mil alunos.
Devido a uma grande reforma do Autódromo
de Interlagos, que só ficou pronto em 1970, as aulas
práticas do Curso Ford de Automobilismo eram feitas
em um trecho ainda não aberto da Marginal do Rio Pinheiros.
A partir de 1970, já com o nome de Curso
Marazzi de Pilotagem, a escola de Expedito Marazzi seguiu
vida própria, com sede na Rua Iperoig 611, no bairro
das Perdizes. Nessa ocasião, com o autódromo
reaberto, as aulas de pilotagem eram verdadeiros acontecimentos,
com dezenas de alunos pilotando seus próprios veículos,
simulações de largadas e mini corridas.
Cerca de três anos depois a sede da escola
passou para o bairro da Lapa, na rua Clélia, onde ficou
por mais três anos. Em 1976 o Curso Marazzi de Pilotagem
se mudou para a rua Aurélia 1.517, também na
Lapa, onde ficou por dez anos. Nos dois últimos anos,
para facilitar o transporte dos veículos da escola
da sede para Interlagos, a escola dispunha de uma oficina
em frente ao portão principal do autódromo,
onde esses carros eram guardados.
Foi apenas em 1986 que a sede do Curso Marazzi
de Pilotagem se mudou definitivamente para Interlagos, em
um amplo imóvel de esquina de 1.100 metros quadrados
na av. Interlagos 6.743. Nesse endereço a escola funcionou
por mais doze anos, até 1998, quando sua direção
passou para o piloto Roberto Manzini. Ironicamente Expedito,
que durante tantos anos fez de tudo para ficar mais próximo
do seu querido Autódromo de Interlagos, passou apenas
dois anos nessa sede, pois ele morreria em um acidente na
estrada em 1988. Mas os 22 anos que ele dedicou à sua
escola de pilotagem foram mais que gratificantes. O Curso
Marazzi de Pilotagem, que ele dirigiu sozinho, realmente era
a sua vida.
|
|